Eu Li: Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks


~~ Tem spoiler pra quem não viu o filme ~~ 


Título :
Um Amor Para Recordar
Autor :
Nicholas Sparks
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Eu sempre tive muito medo de ler os livros do Nicholas Sparks, pois ouvi muitos comentário do tipo 'É muito triste' e 'Sempre morre alguém no final'.Não vou discutir essas afirmações, já que esse é o primeiro livro do autor que eu leio. Mas é que eu tento evitar ao máximo livros tristes sabe? Fico deprê muito fácil! rsrs Então imaginem surpresa quando eu recebi os kits de Um Amor Para Recordar, lançamento da Novo Conceito. Me preparei psicologicamente para ficar triste rsrs.

O livro conta a mesma história que todos nós vimos no filme:  um rapaz, Landon Carter, rebelde com amigos rebeldes, mas com uma alma boa; uma garota, Jamie Sullivan, educada, inteligente e religiosa; uma peça de teatro que aproxima os dois jovens e faz com que se apaixonem; a revelação de que a menina tem câncer e vai morrer. Tudo o que vimos no filme certo?  Certo, porém no livro é contado com menos contrastes. Por exemplo: Lando Carter , o rebelde, não é tão rebelde assim , pelo menos na minha opinião.

Ele não é forçado a participar do grupo de teatro por ter obrigado um cara a pular na água em um local proibido. Na verdade ele se matricula no grupo de teatro pra não ter que estudar Química II. Não é tão rebelde assim né? A única coisa 'reprovável' que ele faz é avacalhar com os outros, colocar clipes de papel nas caixinhas de dinheiro para os pobres e tal.  Esse é só um exemplo do quão mais ameno é o livro em relação ao filme.

É por essa e outras coisas, que vocês vão descobrir quando lerem, que eu cheguei a conclusão de que o livro e o filme são duas versões diferentes, e ambas muito boas, da mesma história. As duas são tristes, claro. Mesmo sabendo do final eu torci pra que eles pudessem ficar juntos, e serem felizes, mostrando pros outros que não é só a aparência que importa. Porém o filme é bem mais triste. Os produtores trabalharam em personalidades mais opostas no filme, deixando tudo mais emocionante. Sem contar os outros detalhes acrescentados à trama.

Por isso não tenho como escolher um melhor - livro ou filme. Só posso dizer que os dois são ótimos, apaixonantes e tristes, cada um do seu jeito. Foi muito bom ter lido o livro pra fazer a comparação entre os dois. Façam o mesmo e venham me dizer o que acharam!

Ah, perdi um pouco do medo de ler Nicholas Sparks rsrsrs.


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários